A conferir tem crase

image

Certamente, pois a crase não se refere a “local”, mas a “aquele”; temos a preposição “a” (que pode ser entendida no sentido de “em”) que se junta ao “a” inicial da palavra “aquele”, e por isso acontece a crase. A crase resulta da fusão da preposição “a” com o artigo “a” ou com o “a” do início de pronomes.

Full
Answer

Quais são os exemplos de crase?

Logo, não há a ocorrência de crase. Acompanhe os exemplos: Prefiro ir a pé. A prova não pode ser feita a lápis. A locução adverbial a distância tem gerado polêmica. Isso ocorre porque algumas gramáticas dizem que a crase só deve ser usada quando a palavra distância estiver determinada.

Como saber se devo usar a crase?

Às vezes, o uso da crase é uma opção. O principal macete para você descobrir se deve ou não usar a crase é substituir a palavra feminina que vem depois da possível crase por uma palavra masculina equivalente: Eu cheguei à escola de Marcelo. Eu cheguei ao colégio de Marcelo.

Como colocar a crase em uma frase?

Exemplos: À esquerda, à direita, à noite, às vezes e etc. A crase sempre deverá ser utilizada também antes de um numeral que indique as horas. Chegarei em casa às duas horas. Sempre que sua frase tenha o significado de “a moda de”, a crase deverá ser colocada também. Exemplo: Irei comer um bife à milanesa.

Qual a diferença entre crase e distância?

Isso ocorre porque algumas gramáticas dizem que a crase só deve ser usada quando a palavra distância estiver determinada. Veja o exemplo: No exemplo, a palavra distância está especificada, portanto, ocorre a crase. No entanto, há momentos em que a palavra distância aparece sem que nada a determine.

image


Como saber se a crase ou não?

Uma boa dica para saber se deve ou não usar crase, é substituir a palavra feminina por uma masculina. Na frase “fui à feira”, por exemplo. “Substitua ‘feira’ por ‘supermercado’. Se o ‘a’ virar ‘ao’, o ‘a’ em questão tem que receber o acento grave.


Quanto a não tem crase?

Quanto a é uma locução prepositiva que termina com a preposição a. Dependendo do termo seguinte, poderá ocorrer ou não contração com esse termo, ou seja, poderá ocorrer ou não crase: Quanto a isso, nada sei. Quanto a esse assunto, nada sei.


Quando usar a crase no a?

Quando usar a crase? Quando o complemento de um verbo que exija a preposição “a” for um substantivo feminino antecedido de artigo feminino “a”: Vamos à loja para comprar outros enfeites. Observe: Vamos a + a loja = Vamos à loja.


Onde não se deve usar crase?

Não se usa crase antes de pronomes A crase não pode ser utilizada com pronomes pessoais (eu, tu, ele, ela, nós, vós, eles, elas), demonstrativos (esse, essa, isto, esta), indefinidos (um, uma, uns), tratamento (Vossa Excelência, Vossa Alteza…). Exemplos: “Pedi a ele vir até aqui. ”


Vai de 100 a 1000 tem crase?

A crase não deve ser empregada junto a numerais cardinais ou ordinais, exceto em casos especiais. Nas orações em que aparece um termo regido pela preposição “a” acompanhado de numerais, o acento grave indicativo da crase é dispensado.


Quanto a pessoa tem crase?

NÃO USAMOS A CRASE: Antes de pronomes indefinidos que não admitem artigo (seguidos ou não de “s”): alguém, alguma, nenhuma, cada, certa, determinada, pouca, quanta, tal, tamanha, tanta, toda, ninguém, muita, outra, tudo, qual, qualquer, quaisquer.


Quando não ocorre crase exemplos?

12 Não ocorre crase em expressões em que usamos palavras repetidas: face a face, cara a cara. Agora é ficar atento e evitar erros básicos como os dois exemplos seguintes. Os substantivos “jato” e “leilão” são masculinos e, antes de palavra masculina o acento grave é proibido.


Quando se usa onde e aonde?

“Onde” ou “aonde” são exemplos de palavras que podem facilmente ser substituídos por outros termos:“onde” pode ser substituído por “em que”“aonde” pode ser substituído por “a que” ou “ao qual”. Perceba que a preposição “a” se mantém, aí fica mais fácil você lembrar a substituição.


Quais os casos em que não se usa o acento grave?

Então recapitulando, os casos em que o acento grave não é empregado são:Antes de palavra masculina. … Antes de verbos que não indiquem destino. … Antes da maior parte dos pronomes. … Em expressões com palavras repetidas. … Antes de palavras femininas de caráter genérico.More items…•


O uso do “a” com crase

A crase ocorre quando temos duas vogais iguais em uma frase; quando a preposição “a” está seguida de um artigo que comece também com uma vogal, a preposição passa então a ser craseada.


Exercícios de crase com gabarito

1. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase: ….. anos, ….. ecologia alerta ….. quem se interessar, que, ….. vezes, ….. ganância é um risco para a cidade.


Agradecer a: quando não ocorre crase?

Não ocorre crase quando o complemento do verbo é uma coisa. Nessa situação, o verbo agradecer atua como verbo transitivo direto, estabelecendo regência sem a presença da preposição a.


Agradecer à: quando ocorre crase?

Ocorre crase quando o complemento do verbo é uma pessoa. Nessa situação, o verbo agradecer atua como verbo transitivo indireto, estabelecendo regência com a presença da preposição a.

image

Leave a Comment